quinta-feira, janeiro 04, 2007

Deu na internet


Os navegadores como sistemas operacionais estão chegando?



Não esqueci de etiquetar o post que saiu no blog Silliconbeat, e salvei o gráfico com a informação. A informação em si não é relevante pois o futuro caminha inexoravelmente para um sistema operacional efetivamente on-line e se você quiser maiores informações coloquei o hiperlink.
O que despertou a vontade de comentar isto neste post são outras implicações. Sistemas operacionais, simplificadamente falando, são a interface entre o computador e o usuário. E computador hoje significa para maioria dos usuários - acesso à internet. Ora, a internet tem uma função específica para cada tipo de usuário e que, em sua maioria, usam o navegador (ou browser) como ferramenta para ter acesso à ela. Mais do que uma ferramenta para acesso ao conhecimento é uma ferramenta para troca dele.
Logo, temos de nos lembrar de uma questão: Desde de Guttemberg o conhecimento pode ser acessível à todos e, sem dúvida, graças a internet esse conhecimento pode ser realmente universal. Recentemente tive uma experiência muita rica acessando um site do governo da Nova Zelândia cuja principal preocupação é a inclusão, não apenas digital, da maioria étnica daquelas ilhas, os maoris, e percebi ali que, desde da revolução francesa (o que seria dela se não fossem os folhetins de Beaumarchais e Marat) ,não ficava tão latente a questão da liberdade como plataforma para o poder do povo exercido pelo povo.
Ok! O que tem a ver navegadores de internet, Nova Zelândia e Maoris e a revolução francesa?
Vamos por etapas. Leia as principais manchetes de hoje:
  • Justiça manda bloquear acesso de brasileiros ao site you tube por conta do vídeo de Cicarelli

  • Guarda que gravou o vídeo da execução de Saddam Hussein é preso

  • Traficantes usam orkut para distribuição de drogas

Ou seja, pelo menos duas das três manchetes acima envolvem as declarações de direitos do homem e portanto, os nossos direitos. Não me interessa ver a tal apresentadora fazendo aquilo que todos sonharam um dia fazer, nem tampouco ver um louco estrebuchando num patíbulo em algum lugar do Iraque. Mas isso interessa à outros e portanto, merecem ser divulgados (dúvidas? assistam ao dvd O povo contra Larry Flint).
Tente baixar a última versão do Microsoft Internet Explorer da Microsoft(Faço isso para ressaltar uma questão).O site da Microsoft dirá que, após uma investigação do seu computador o seu sistema operacional windows não foi legalmente adquirido e portanto, você não tem acesso à essa versão "evoluída" de navegação à internet. Caso você a deseje, terá de adquiri-la e, claro, estratégia mercadologica, indica os sites onde você poderá comprar a versão legal "on-line".

Mais uma vez. Ok, o que eu tenho à ver com isso? Você deverá estar se perguntando. Muita coisa. Neste momento no qual escrevo este post em uma ferramenta livre de ônus, ou se o som dessa palavra fizer melhor aos seus ouvidos - grátis, e navego buscando os hiperlinks que você vê acima em um navegador que possui tantos recursos e caras e ainda tudo isso em um sistema operacional que não coloca uma estrelinha na bandeja do sistema dizendo que eu possa estar com uma cópia "ilegal" de seu sistema operacional. Isso não me impedirá de, no futuro, ser censurado antes de poder divulgar a eventual ação fraudulenta de um representante legislativo ou executivo. Caso alguém sinta sua moral ou imagem pública prejudicada poderá recorrer a jústiça para discutirmos eventuais indenizações ( para a apresentadora eu a ressarciria no preço de uma diária de motel - de segunda).


Postado com

Nenhum comentário: