quinta-feira, junho 07, 2007

Cidadão B.....!

Li primeiro no Sedentário. Diz respeito aos maus motoristas que não costumam achar que os outros vão querer estacionar ao ocupar o espaço de mais de uma vaga. Folhetos que você imprime pela Internet com o sugestivo título: "Você estaciona como um babaca" ("You park like an ass hole"), os quais você coloca no para brisa do sujeito. Imediatamente me lembrei daqui, mas ela teria de ser mais ampla.
As pessoas no Brasil não apenas estacionam como - vamos amaciar o termo - bundões. Elas ajem como eles. Um pequeno exemplo: O cara chegando no portão de entrada de seu prédio, sentado em seu carro, abre a janela até então fechada e joga uma embalagem no chão da calçada. Ora, apenas uma embalagem, não sejamos tão radicais, dirão alguns. Tão pouco quero parecer cabotino, mas a minha paciência é testada ao limite.
Acredito que a cidadania é construída nas pequenas coisas, nos pequenos atos. E é fundamentalmente uma questão de educação. E educação é alertar que o seu ato poderá estar prejudicando outras pessoas. Se o "cidadão" em questão não se importar, aí é problema dele, mas devemos alertar aos outros que ele é um mau cidadão. O folheto é uma boa. Melhor ainda adesivo.
Deixe de lado esses pruridos bestas e avise, E-D-U-C-A-D-A-M-E-N-T-E, que aquele ato está prejudicando a coletividade como um todo. Por exemplo, ao sujeito em seu carro de R$ 64.080,00, alerte que outros se sentirão no direito de jogar embalagens e outras coisas na rua. E logo, outros estarão fazendo suas necessidades (como já fazem em algumas cidades) nas ruas. E dessa forma, quando ele viajar para o exterior, terá de dar explicações quando, eventualmente, lembrarem-no desses "pequenos" detalhes acerca de nós, brasileiros.
No caso dos motoristas bundões americanos, eles tem até um site através do qual você pode enviar fotos dos elementos em questão. Mas isso no Brasil seria chamado de invasão de privacidade, já que hoje em dia até preso algemado tem mais direitos que as vítimas.

Nenhum comentário: