quarta-feira, junho 20, 2007

Urgência: Depende do Ponto de Vista

Viajei por uns tempos para Nova Friburgo no estado do Rio de Janeiro. Aqui chegando, imediatamente fiz contato com as empresas que fornecem banda larga na cidade. São três empresas de Internet à cabo, uma à rádio além do fornecedor oficial de ADSL. Meu critério: Instalação no menor prazo. Das 5 empresas, a Telemar e a empresa fornecedora por Rádio declararam indisponibilidade do serviço aonde estou - a principal avenida da cidade. A Friburgo On-line me oferecia o serviço instalado em 03 dias, enquanto a Frinet poderia disponibilizar em 05 e a Gigalink em até 30 dias. Pelo meu critério a primeira empresa seria a minha fornecedora. Surpresa que no dia da instalação informaram a não existência de equipamento previamente instalado no prédio e teriam de discutir com o departamento comercial a viabilidade do negócio. Me deram 24 horas para resposta. Prazo findo, sem retorno, solicitei o serviço para a segunda empresa. Informei da minha urgência. Fui encaminhado ao Gerente Comercial da Frinet que me informou que em 24 horas poderia disponibilizar o serviço. No dia seguinte na hora marcada os solícitos técnicos vieram fazer a instalação mas, devido a obstrução na ligação entre o poste e a caixa de distribuição do prédio, o serviço não poderia ser realizado.

Ok. Restava-me apelar para a terceira empresa, a qual, por acaso já fornece o mesmo serviço para outros três vizinhos Ou seja, já possui infraestrutura inslada no prédio bastando instalar um cabo da caixa de distribuição até o meu andar (4º). Tentei falar com o Gerente Técnico que após alguns minutos me informou que após eu fazer a inscrição - e pagar a taxa de R$ 150,00 - ele iria analisar para poder determinar o prazo.

Feita a inscrição, procurei saber da atendente quando meu serviço poderia estar disponível. Recebi a data de 28/06. 14 dias após a solicitação.

Resta-me aguardar, usando o serviço de Lan Houses - que não aceitam meu notebook - e as eventuais brechas nas redes Wifi da região.

Ou seja, negócios no Brasil não são feitos pela lógica do cliente, só nos surpreendem negativamente, e nós, passivamente somos obrigados sermos reféns da incompetência. Espero tampouco ter a minha inscrição cancelada por estar reclamando.

Nenhum comentário: