
Voluntáriado não é mais uma moda que anda por aí. É uma filosofia de vida. É algo que você faz sem pensar no retorno, a não ser o de ajudar o próximo e buscar ser útil. Nínguém é uma ilha: estamos cercados de pessoas por todos os lados, algumas ansiosamente esperando a nossa ajuda, outras que nos serão eternamente gratas por um momento de atenção.
Ah...Mas eu não sei o que fazer... Puxa vida, eu não tenho tempo disponível... Se eu fosse ser voluntário, começaria ajudando em casa.... Esqueça as desculpas e lembre-se: Para realmente ser alguém, faça o que lhe der satisfação. Se ajudar ao próximo, de qualquer forma, não o satisfaz, tudo bem. O mundo não precisou de você até agora e na certa você não fará falta. Duro, né? Pois é, não somos lembrados pelo que nós somos mas pelo que nós fizemos de bom ou de mal. E se não fizermos nada, para que sermos lembrados? Talvez para justificar a nossa existência....
Começe por você. O que eu posso fazer? Quem sabe compartilhar esse enorme potencial de conhecimento que você adquire navegando por horas à fio na Internet. Já observou que a maioria dos sites tem sempre um link incentivando a compartilhar o que é de seu interesse ou até mesmo enviar por e-mail aquilo que chamou a sua atenção. Quantas vezes você já usou essa ferramenta? Ou você é um daqueles que prefere guardar o assunto para você para depois nas conversas mostrar estar por dentro? Cuidado! Você corre o sério risco de ouvir um: "esse eu já vi...".
Você não vai poder, inclusive, usar a desculpa do idioma. A Lúcia Freitas da uma dica muito boa para você superar isso. A maioria dos sites permite que você compartilhe de alguma forma aquilo que chama a sua atenção, mas alguns realmente merecem um destaque:
- Youtube - Além de permitir que você organize os seus vídeos por categoria e de que você pode enviar a dica por e-mail ele ainda tem o recurso de compartilhamento para você manter seus contatos informados. Muito melhor do que ficar enviando links pelo msn, twitter , skype e o pior - o próprio vídeo por e-mail...
- Google Reader - Show de bola. Na verdade começei a usar sem querer e preciso me aprofundar no seu uso. Mas você pode compartilhar com as pessoas do seu círculo o que você anda lendo na grande rede. Tanto faz: blogs, conteúdo rss, etc. E a integração com o GMail é total.
- Flickr - Pare de atulhar a caixa de entrada dos seus amigos com aquelas fotos que você quer mostrar. Organize-a em álbuns. As fotos são comprometedoras? Use o recurso de compartilhar só com quem você quer.
- del.icio.us - Tudo sobre a rede organizado em tags. Além de permitir ver o que os outros estão vendo, da para achar muita coisa legal
Existem inúmeras outras ferramentas muito legais. Você conhece alguma? Que tal compartilhar com a gente e colocar nos comentários.
Ok, você começou a compartilhar alguma coisa. De maneira impessoal, mas começou. Está na hora de você começar em pensar em compartilhar suas habilidades com outras pessoas. Você é "fera" em alguma coisa? Então amanhã vou compartilhar com você algumas dicas de como você pode ser útil e ter satisfação com isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário