segunda-feira, março 17, 2008

Todo Mundo É Corrupto. Inclusive Você!

E eu também. Todos nós temos o nosso preço, essa é a verdade. Nua e crua. Doa a quem doer. Para Jurandir Freire Costa em artigo que consta no livro O Vestígio e a Aura, escreve, em outras palavras, que um ser humano só é capaz de reconhecer um semelhante quando tem algum interesse na relação. Talvez isso explique porque muitos não mais se surpreendam com a tragédia diária dos miseráveis em nossas ruas. A não ser que o pára-brisas esteja suficientemente sujo para justificar o pedido.

O que isso tem a ver com a corrupção? Muito. Na verdade, somos mais do que coniventes com ela. Se você observar, a maioria fala com um misto de admiração e inveja sobre os corruptos bem sucedidos. Continuam a conviver com eles, os cumprimentam  efusivamente se têm a opoturnidade e em alguns casos até votam neles, caso se candidatem. Memória curta, como dizem? Tenho cá minhas dúvidas.

Na verdade, se pudermos, damos uma gorjeta maior ao garçom não para recompensá-lo pelo bom serviço prestado, mas para garantir que a cerveja continue chegando bem gelada e na freqüência desejada na nossa mesa. Ou seja, somos corruptores por natureza. Me recordo de uma idéia que circulava na minha adolescência: Se vamos nos sujar, que não seja por pouco... . Toda a ética esquecida ou pervertida desde de que garantamos uma vida tranqüila.

Diariamente somos confrontados com a ética e a corrupção em maior ou menor grau. A escolha depende exclusivamente de nós. Do troco errado à mais que aceitamos e não avisamos, do jeitinho em levar alguma vantagem por menor que seja. Até em preservar o meio-ambiente, prevalece para muitos a conveniência. Não faltam ambientalistas de ocasião. Não dá para separar a ética da corrupção. Se, mesmo em algum momento, a fazemos "mais flexível", passamos à ter o nosso preço. E na maioria das vezes é bem baixo...

Nenhum comentário: