quinta-feira, julho 09, 2009

“Só faltam os detalhes técnicos”

Começo as minhas leituras logo pela manhã bem cedo, para não dizer de madrugada. Algumas são obrigatórias e entre elas, os posts do Fogonazos. Frequentemente me sinto compelido a compartilhar algumas postagens dele que valem a pena. Hoje venci a inércia e compartilho este que achei excepcionalmente útil. Ao menos para mim. A adaptação é livre e os links convertidos para o português. Deixo a polêmica sobre as versões da Wikipédia para depois.

O post original foi extraído de uma passagem no livro Hiperespaço de Michio Kaku. Quem o achar familiar, ele é figurinha constante em documentários sobre ciência, uma espécie de candidato à Carl Sagan, mas sem o brilhantismo e a elegância do astrônomo norte-americano.

“Todos os grandes nomes da física já haviam tentado resolver este problema e todos haviam fracassado. Einstein dedicou os últimos trinta anos da sua vida a sua teoria do campo unificado. Até o grande físico Werner Heisenberg, um dos fundadores da teoria quântica, passou os últimos anos de sua vida perseguindo a sua versão de uma teoria unificada dos campos e publicou um livro sobre o assunto. Em 1958, Heisenberg chegou a difundir através de uma rádio que ele e seu colega Wolfgang Pauli haviam finalmente tido êxito em encontrar a teoria do campo unificado e só faltavam os detalhes técnicos.

Quando a imprensa divulgou esta declaração surpreendente, Pauli se enfureceu porque Heisenberg havia feito prematuramente o anúncio e enviou-lhe uma carta que consistia de uma folha de papel em branco com uma nota de rodapé que dizia: <Isto é para demonstrar ao mundo que eu posso pintar como Tiziano. Só faltam os detalhes técnicos>”.

De certa forma, como disse no início desse texto, todos nós blogueiros nos achamos grandes escritores. Só faltam os detalhes técnicos… .

Nenhum comentário: