sexta-feira, maio 18, 2007

Carpe Diem

Sextas-feiras pedem um post mais moderado, com um pouco de esperança e animado. As sextas para mim são como um mirante sobre o mar: A gente acha que o outro lado está longe, mas a gente acaba chegando logo lá...
As pessoas gostam das sextas e odeiam as segundas. É viver por antecipação. Há vida ao nosso redor 24 horas por dia. Da chuva ao sol, da flor que se mostra ao inseto que incomoda.
"Carpe Diem" quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente.

A frase é de Rubens Alves e a expressão do poeta romano Horácio renasceu e se incorporou ao nosso cotidiano. "Divirta-se enquanto podes" ou "Viva o momento" e, desde o momento que o Professor Keating em Sociedade dos Poetas Mortos a pronunciou, ela nunca mais voltou a se calar.
No entanto, anda difícil "viver o momento", em tempo de tanta desesperança. Se o vivemos plenamente, sofremos com a violência e o descaso. Mas, como escrevi logo no início, vamos encarar as desventuras como uma sexta-feira. Esperar que tudo se resolva no intervalo lúdico do final de semana. E, ao acordarmos na segunda, vamos ter a coragem de nos levantar e, altivos, desafiarmos a angústia e dizermos:
"Oh Capitão, meu capitão, nossa temida jornada é finda. Nosso navio resistiu as intempéries e ganhamos nosso tão sonhado prêmio. O porto está perto, os sinos pudemos ouvir e as pessoas seguem olhando nosso firme barco enquanto ele navega rangendo e audaz..."
Walt Whitman

O trecho é do poema escrito após o assassinato de Abraham Lincoln, mas eu o interpreto assim: Vamos ser capitães da nossa vida, desafiar a desesperança e acreditar no amanhã. Que os sacrifícios não tenham sido em vão.
Que venha a segunda-feira!

Nenhum comentário: