terça-feira, setembro 18, 2007

E agora? F....errou....


Sem dúvida, nada melhor para passar o tempo do que ficar de link em link na web. Melhor que um quebra-cabeças no jigzone esperando o cleck (é cleck mesmo e não click) das peças encaixando ou que tentar pela enésima vez aquele solitário empacado no SolSuíte.
Surpresa para mim apareceu num link traduzido na UOL para o NewYork Times com um artigo intitulado "Os códigos morais estão escritos nos nossos genes?". É óbvio que ao achar extremamente interessante digitei "Jonathan Haidt" no oráculo e tratei de ver se, ao menos, o cara é sério. Depois do alerta do Cardoso, todo cuidado é pouco!
Bom, mas deixando de lado os entretanto e indo aos finalmente: Sempre achei que parte da nossa moralidade estava escrita no código genético senão, como explicar a fidelidade canina ou mesmo a dor da perda em algumas espécies (sim, nem todos ficam indiferentes e acham que a morte é lei da selva). Mas o tal de Jonathan Haidt foi mais além. Ou seja a moralidade do ser humano está incorporada ao nosso código genético e inclui regras de conduta social e, conseqüentemente, políticas! Ele chega ao extremo de fazer uma análise em relação ao pensamento liberal e conservador.
Pronto! Está feita a meleca... . Se de fato for assim, se nós, Brasileiros, não começarmos a aperfeiçoar a nossa conduta moral, corremos o risco de fornecermos ao futuro um espécie intitulada "homus brasiliensis" , reconhecida pela sua impaciência em contraste com a sua profunda tolerância para com a desonestidade e imoralidade. E o caldo, preconizado por Gilberto Freire, não será fruto de virtudes, mas de um profundo egoísmo social onde, não muito diferente de hoje, seremos cada um por si e, ninguém por todos.


Nenhum comentário: